JORNAL CASTELO FORTE 5º edição - FALANDO DE ÉTICA



Prefácio - O texto que se segue é o conteúdo do Jornal impresso de mesmo nome deste blog, cujo público alvo são os membros da IEQ na qual congrego, o qual  é distribuído especificamente na rua ao final dos cultos de domingo, uma vez por mês.

Distribuído contra a vontade e sem a "permissão e benção" dos pastores que ao perceberem que parte do conteúdo denunciava e expunha heresias, mentiras e a manipulação com a qual alguns deles agiam (há anos) e das quais NÃO querem se arrepender(mesmo sendo exortados e advertidos em particular não poucas vezes) e menos ainda mudar suas condutas.


Restando a mim, como membro da igreja local e sobretudo do corpo de Cristo então zelar pela Verdade e pelo ensino da mesma,permitindo que cada um escolha  entre seguir as Escrituras Sagradas e Seu Autor, Criador dos Céus e Terra ou então se submeter a jugos desiguais e humanos.


EDITORIAL E OPINIÃO

Como você agiria se soubesse que uma escolha sua determinasse seus próximos anos e que pudesse trazer tanto benefícios quanto prejuízos para ti e para sua família?



Posso arriscar-me a dizer que no mínimo iria pensar bastante antes de tomar tal escolha para que evitar qualquer erro, pelo seu próprio bem e daqueles a quem quer bem.

Estamos às vésperas das eleições e temos importantes escolhas a fazer que vá influenciar nosso modo de vida.

Serão eleitos candidatos que devevão lhe representar no governo e decidir como serão investido os impostos arrecadados e que farão as leis às quais como cidadãos estamos sujeitos.

Decidir não é algo simples, ainda mais se tal decisão puder nos prejudicar de alguma forma.

Isto se reflete nas pesquisas para Deputado Federal e Deputado Estadual em MG. 

Segundo pesquisa Data Tempo/CP2 publicada no jornal O Tempo (20/09) temos em relação aos candidatos a deputado Federal:

48,28% disseram que NÃO sabem em quem votar ou não responderam
16,03% disseram que NÃO conhecem os candidatos.
4,45% estão certos que vão anular o voto.

Com relação aos candidatos a deputado estadual temos que:

49,76% disseram que NÃO sabem em quem votar ou não responderam.
17,13% disseram que NÃO conhecem os candidatos.
4,40% estão certos que vão anular o voto.

Em resumo, quase 70 % dos mineiros não conseguiram escolher algum candidato para deputados federal e estadual.

Várias são as razões que causam esta indecisão e desânimo: Corrupção no meio político, escândalos na vida pessoal, falta de informação sobre os candidatos desconhecendo propostas e realizações durante o mandato.

Como cidadão e cristão é minha preocupação que se escolham candidatos comprometidos com o povo que representam e que possam com os resultados do seu trabalho nos dar segurança para votar. 
Como disse Jesus:

Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons. Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.  
 Mateus 7:16-20

Nesta Edição, Cidadania, Ética e Política é o tema principal e convido ao leitor a exercer seu direito a liberdade de pensamento e escolha. Saiba o que a AevB, Associação Evangélica Brasileira propôs como padrão para o voto cristão. 

Conheça o histórico político, projetos de Lei e atuação na Câmara Federal e Assembléia Legislativa dos candidatos Pr. Mário de Oliveira e Pr. Antônio Gênaro nos últimos mandatos.


Informo que este jornal, não é filiado a nenhum partido político ou candidato e o conteúdo está resguardado pela constituição federal:

Liberdade de expressão
é importante esclarecer que este jornal, em plena vigência do estado democrático de direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da constituição federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se:
“é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX).

Eis aqui alguns balizamentos fundamentais sobre o uso ético do voto evangélico, conforme o sumário de propostas defendidas em 1991 na Conferência da AEvB Associação Evangélica Brasileira: 

 
I. O voto é intransferível e inegociável. Com ele o cristão expressa sua consciência como cidadão. Por isso, o voto precisa refletir a compreensão que o cristão tem de seu País, Estado e Município;


II. O cristão não deve violar a sua consciência política. Ele não deve negar sua maneira de ver a realidade social, mesmo que um líder da igreja tente conduzir o voto da comunidade noutra direção;

III. Os pastores e líderes têm obrigação de orientar os fiéis sobre como votar com ética e com discernimento. No entanto, a bem de sua credibilidade, o pastor evitará transformar o processo de elucidação política num projeto de manipulação e indução político-partidário;

IV. Os líderes evangélicos devem ser lúcidos e democráticos. Portanto, melhor do que indicar em quem a comunidade deve votar é organizar debates multipartidários, nos quais, simultânea ou alternadamente, representantes das correntes partidárias possam ser ouvidos sem preconceitos;

V. A diversidade social, econômica e ideológica que caracteriza a igreja evangélica no Brasil impõe que não sejam conduzidos processos de apoio a candidatos ou partidos dentro da igreja, sob pena de constranger os eleitores (o que é criminoso) e de dividir a comunidade;

VI. Nenhum cristão deve se sentir obrigado a votar em um candidato pelo simples fato de ele se confessar cristão evangélico. Antes disso, os evangélicos devem discernir se os candidatos ditos cristãos são pessoas lúcidas e comprometidos com as causas de justiça e da verdade. E mais: é fundamental que o candidato evangélico queira se eleger para propósitos maiores do que apenas defender os interesses imediatos de um grupo religioso ou de uma denominação evangélica. É óbvio que a igreja tem interesses que passam também pela dimensão político-institucional. Todavia, é mesquinho e pequeno demais pretender eleger alguém apenas para defender interesses restritos às causas temporais da igreja. Um político de fé evangélica tem que ser, sobretudo, um evangélico na política e não apenas um "despachante" de igrejas. Ao defender os direitos universais do homem, a democracia, o estado leigo, entre outras conquistas, o cristão estará defendendo a Igreja.

VII. Os fins não justificam os meios. Portanto, o eleitor cristão não deve jamais aceitar a desculpa de que um evangélico político votou de determinada maneira porque obteve a promessa de que, em assim fazendo, conseguiria alguns benefícios para a igreja, sejam rádios, concessões de TV, terrenos para templos, linhas de crédito bancário, propriedades, tratamento especial perante a lei ou outros "trocos", ainda que menores. Conquanto todos assumamos que nos bastidores da política haja acordos e composições de interesse, não se pode, entretanto, admitir que tais "acertos" impliquem na prostituição da consciência cristã, mesmo que a "recompensa" seja, aparentemente, muito boa para a expansão da causa evangélica. Jesus Cristo não aceitou ganhar os "reinos deste mundo" por quaisquer meios, Ele preferiu o caminho da cruz.

VIII. Os votos para Presidente da República e para cargos majoritários devem, sobretudo, basear-se em programas de governo, e no conjunto das forças partidárias por detrás de tais candidaturas que, no Brasil, são, em extremo, determinantes; não em função de "boatos" do tipo: "O candidato tal é ateu"; ou: "O fulano vai fechar as igrejas"; ou: "O sicrano não vai dar nada para os evangélicos"; ou ainda: "O beltrano é bom porque dará muito para os evangélicos". É bom saber que a Constituição do país não dá a quem quer que seja o poder de limitar a liberdade religiosa de qualquer grupo. Além disso, é válido observar que aqueles que espalham tais boatos, quase sempre, têm a intenção de induzir os votos dos eleitores assustados e impressionados, na direção de um candidato com o qual estejam comprometidos.

IX. Sempre que um eleitor evangélico estiver diante de um impasse do tipo: "o candidato evangélico é ótimo, mas seu partido não é o que eu gosto", é compreensível que dê um "voto de confiança" a esse irmão na fé, desde que ele tenha as qualificações para o cargo. Entretanto, é de bom alvitre considerar que ninguém atua sozinho, por melhor que seja o irmão, em questão, ele dificilmente transcenderá a agremiação política de que é membro, ou as forças políticas que o apoiem.

X. Nenhum eleitor evangélico deve se sentir culpado por ter opinião política diferente da de seu pastor ou líder espiritual. O pastor deve ser obedecido em tudo aquilo que ensina sobre a Palavra de Deus, de acordo com ela. No entanto, no âmbito político-partidário, a opinião do pastor deve ser ouvida apenas como a palavra de um cidadão, e não como uma profecia divina.  
fonte:  http://www2.uol.com.br/bibliaworld/aevb/voto.htm

Pr.Mário de Oliveira - Um perfil do Político e sua atuação na Câmara Federal

                Candidato à reeleição para exercer o 6º mandato como deputado federal pelo PSC – Partido Social Cristão.
                Sua declaração de bens a justiça Eleitoral consta que seu patrimônio totalizou.


                Obteve nos últimos pleitos à câmara Federal as seguintes votações (votos válidos):


Sua frequência nas sessões do plenário durante todos os mandatos foi de :
Presenças    = 476


O congresso possui cerca de 20 comissões formadas por deputados federais com atribuições específicas para julgar e propor projetos de Lei.

O candidato é integrante da CMADS - Comissão de meio ambiente e desenvolvimentos sustentável e da CLP – Comissão de Legislação Participativa (responsável por receber propostas de projetos e ouvir sugestões de qualquer pessoa representada por ongs, igrejas, sindicatos, etc...).
PL-5728/2009 - O projeto de lei visa a tornar impenhoráveis os templos religiosos e as Santas Casas de Misericórdia. (tramitando)
PL-5408/2009 - Dispõe sobre a jornada integral para as escolas públicas de ensino fundamental e médio.  Fixa a jornada escolar de tempo integral com pelo menos sete horas diárias.(tramitando)
PL-5066/2009 - Dispõe sobre a proibição para adoção do horário de verão em todo o território nacional. (tramitando)
PL-3591/2008 - inclui o pagamento de aulas de idioma estrangeiro e de informática e as despesas com a aquisição de material escolar dentre as despesas com instrução dedutíveis da base de cálculo do Imposto de Imposto de Renda da Pessoa Física.
PL-3705/2008 - Autoriza a dedução de despesas com academia de ginástica, na declaração de imposto de renda da pessoa física.
INC-2065/2008 – (18/03/08) obrigatoriedade das instituições bancárias oferecerem aos clientes e usuários fraldários para maior comodidade durante a espera por atendimento. (arquivado)
PLP-61/2007 - (16/05/07) Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de sanitários e fraldários em estabelecimentos bancários públicos e privados. (arquivado)
INC-1981/2008 - implementação, no âmbito das Forças Armadas, de programa de amparo e assistência a crianças e adolescentes abandonados, em especial os envolvidos em prática de ato infracional.
INC-2065/2008  - (18/03/08) Sugere ao Ministro da Fazenda, a adoção de obrigatoriedade de construção de fraldários nas agências bancárias.
REQ-4617/2009 – (22/04/09) Requer a convocação de sessão solene da Câmara dos Deputados para o dia 13/11, às 09h, em homenagem ao aniversário da Igreja do Evangelho Quandrangular.


Comentários: O candidato em questão usa como plataforma política a necessidade de se elegerem representantes cristão para impedir a aprovação de leis contra a vida e contra a liberdade religiosa. Considero legítimo tais propósitos de extrema importância, porém ressalto que:
O candidato foi convidado a apresentar suas propostas e projetos à comunidade, fora de horário de culto, mediante o coordenador político da igreja local,  o qual não transmitiu nenhuma resposta.
Acerca da atuação no congresso percebe-se que a atuação foi restrita (quanto a projetos e requerimentos) a impenhorabilidade de igrejas e Santas Casas, a solicitação do fim do horário de verão, construção de fraldários e banheiros nas agências bancárias para os usuários,  inclusão das despesas com cursos de idiomas, informática e material escolar na isenção das despesas do imposto de Renda (o que beneficiará quem tem renda superior a R$1212 mensais), o projeto de aumento da carga horária nas escolas e o envio de menores infratores e abandonados, apesar de sua utilidade, podem ser pedagogicamente questionados, mas compreendo o nobre objetivo envolvido de afastar da criminalidade as crianças e adolescentes. 
Porém, de tudo o que me deixa boquiaberto é perceber que apesar de propagandear uma linha de projeto, o que é feito de fato é desconhecido pela maioria dos eleitores que são amealhados dentro das igrejas, infringindo leis e o uso da bíblia para suporte político.
Para dar mais fundamento à minha posição, quero falar brevemente do projeto de lei 478/2007, o qual foi intitulado “ESTATUTO DO NASCITURO”,este projeto foi votado na CSSF – comissão de seguridade social e família, encarregada de defender os assuntos referentes à família e à vida no dia 19/05/2010 e foi aprovado, segundo os registros da câmara e segundo o relato do presidente da frente parlamentar evangélica, João Campos (PSDB-GO) em:

O estatuto protege o bebê ainda no ventre materno impedindo que ele seja abortado (recomendo lerem o projeto).
                No dia em questão uma verdadeira batalha foi travada, de um lado os deputados pró-vida e do outro os deputados  pró-aborto e representantes se ong’s, para que se tenha uma idéia das dificuldades, o projeto foi aprovado no prazo limite com margem mínima de votos e se não fossem a atuação de uma vereadora da Paraíba que atuou convencendo outros deputados a aderirem ao projeto, também temos o exemplo de um deputado que apesar de não poder votar (só podem votar os membros da comissão em questão), estava lá ainda assim para apoiar à VIDA e levar outro deputado para a votação.  

Quero informar que vários destes eram católicos e não apenas evangélicos.
Sabem onde estava o Deputado Pr. Mário de Oliveira? 
 O que eu sei é que estava ausente no congresso e aliás ele faltou desde o dia 12/05 só retornando aos trabalhos de votações no dia 25/05.
E pelas passagens de avião no período, pode-se supor que não estava em Brasília.
Alguém pode dizer que como não podia votar, não precisaria estar lá apoiando. Mas eu afirmo que um parlamentar em 5º mandato poderia ter usado seu prestígio e conhecimento das leis e da Palavra de Deus para tentar convencer outros parlamentares que poderiam sim votar a favor da vida. Mas se visitarmos o próprio blog do Deputado pr. Mário de Oliveira veremos que a agenda já estava cheia para o período:
Transcrevo parte da agenda de maio aqui:
13 - Seminário de Crescimento Espiritual e Avivamento - Região Leste – MG (19 horas)
15 - Seminário de Crescimento Espiritual e Avivamento - Região Leste – MG (18 horas)
16 - Seminário de Crescimento Espiritual e Avivamento - Pindorama – MG (8 horas)
20 - Seminário de Crescimento Espiritual e Avivamento - Nova Contagem – MG (19 horas)
22 - Seminário de Crescimento Espiritual e Avivamento - Floresta – MG (18 horas)
23 - Seminário de Crescimento Espiritual e Avivamento - Vale do Jatobá – MG (8 horas) 
Não posso afirmar que ele esteve em todos os eventos,apesar de constar na agenda publicada dele, posso afirmar que na IEQ Vale do Jatobá ele esteve. 

De certo é que não estava lá apoiando aos “irmãos” que votavam pela vida no congresso, sendo que alguns deles precisaram sair ao final da sessão escoltados pela polícia legislativa para não serem agredidos por manifestantes pró-aborto (ou como se intitulam, defensores do direito da mulher).
Se não é suficiente estar ausente numa votação para apoiar um importante avanço pelo direito à vida; então faço menção que no dia 19/05 foi lançado na câmara federal, na Comissão de Legislação Participativa, da qual o Deputado pr.  Mário de Oliveira faz parte uma campanha dos grupos LGBT com o apoio do Governo e de vários deputados do PT e partidos aliados da campanha nacional “EU SOU TRAVESTI”. 
Se não estivesse ausente, poderia ter marcado presença  como quem se posiciona a favor da família e até falar pela manutenção dos padrões morais, agindo como luz e deixando sua marca (e porque não até evangelizar durante o evento e testemunhar do evangelho para os presentes).
Poderia eu ter relatado mais fatos que são pouco divulgados na igreja, apesar de o serem nos meios de comunicação, mas aqui o que quis examinar foi os fatos concretos de um parlamentar que deve atuar em favor do povo que o elegeu e da nação à qual representa.
Concluindo, quero dizer que tenho minha consciência limpa e tranqüila, diante de Deus e diante dos homens e o que eu escrevo aqui, reafirmaria diante de qualquer pessoa. 

Exerço meu direito cristão ético e como cidadão não poderia me calar e deixar sem testemunho estes fatos e recomendo que cada um o exerça, examinem as fontes que foram citadas e verifiquem a veracidade das informações e escolham o seu candidato.
Cada qual é livre para fazer suas escolhas, seja no que tange ao natural ou ao espiritual e certamente receberá a recompensa nesta vida e na vindoura.
Pr Antônio Gênaro – Um perfil do político e sua atuação na Assembléia Legislativa

Candidato à reeleição para exercer o 7º  mandato como deputado federal pelo  PSC – Partido Social Cristão.
                Sua declaração de bens a justiça Eleitoral consta que seu patrimônio totalizou.
Em 2006 = R$    900.000,00
Obteve nos últimos pleitos para a assembléia Legislativa as seguintes votações (votos válidos):
Sua freqüência nas sessões do plenário durante este mandato nas comissões de Cultura - de 13/2/2007 a 20/12/2008 e dos Direitos Humanos - desde 11/2/2009 foi de:
Comissão de Cultura
8 presenças e 112 faltas ou 93%
Comissão de Direitos Humanos
20 presenças e 63 faltas ou 75%
                A atuação na elaboração de Projetos de lei e de emendas constiuicionais no exercício do presente mandato:
PEC 45/2008 - fixa prazo para que as praças do corpo de bombeiros militar optem por permanecer nesta corporação ou retornem para o quadro de pessoal da pmmg, observado o atendimento de requisitos.
PEC 58/2009 - dispõe sobre a aposentadoria da servidora policial civil.
PEC 60/2010 - dispondo sobre a política de utilização e alienação de bens do patrimônio estadual.
PEC 62/2010 - dispõe sobre o militar que teve como requisito para ingresso na polícia militar e no corpo de bombeiros militar o curso universitário.
requerimento numerado 6247/2010 – aprovado - requer seja formulada manifestação de apoio (a ser encaminhada ao presidente da república, à ministra - chefe da casa civil e ao ministro da justiça) ao sr. José Roberto freire pimenta, desembargador integrante da lista tríplice de candidatos ao cargo de ministro do tribunal superior do trabalho .
PL 903/2007 - dispõe sobre os locais de culto nos estabelecimentos penitenciários do estado.
PL 2344/2008 - isenta os templos de qualquer culto do pagamento da taxa de incêndio. 
PL 3335/2009 - determina o uso de anteparos nos caixas das agências de estabelecimentos bancários no estado de minas gerais.
PEC 48/2008 - dispõe sobre a criação do dia e da semana das gerais e a transferência simbólica da capital mineira para Matias Cardoso.
PEC 59/2010 - acrescenta os parágrafos terceiro e quarto ao artigo 142 da constituição do estado.
PL 1927/2007 - disciplina o uso de capacete pelo condutor de motocicleta e pelo passageiro nos estabelecimentos de acesso público no estado de minas gerais.
PL 1510/2007 – aprovado - declara de utilidade pública a associação beneficente casa da provisão, com sede no município de belo horizonte.
PL 449/2007 – aprovado - declara de utilidade pública a associação casa da verdade, com sede no município de Divinópolis.
PL 938/2007 – aprovado -  declara de utilidade pública o núcleo de assistência às toxicomanias, com sede no município de Divinópolis.
PL 2856/2008 - declara de utilidade pública o instituto de desenvolvimento educacional, cultural e social criangular, com sede no município de Coronel Fabriciano.
 PL 3789/2009 - declara de utilidade pública a casa de artes e inclusão social - cais -, com sede no município de Santana do Paraíso.
 PL 4484/2010 - declara de utilidade pública a associação comunitária Peniel, com sede no município de Ipatinga.





Comentários: Percebe-se que é um parlamentar que atua em diversas áreas, e efetivamente em áreas relacionadas a divulgação do evangelho (isenção de taxa de incêndio para templos religiosos e disposição para locais de culto nos presídios).

O Deputado em questão atua bastante declarando instituições como de utilidade pública ou como se conhece popularmente as associações beneficente (todas evangélicas) que totalizam 6 dos 7 projetos do deputado em tramitação. 
Em pronunciamentos na câmara manifestou opiniões em defesa de princípios cristãos e contra jogos de azar, contra a proibição do uso do Mineirão para eventos que não sejam esportivos.  
Na câmara é notório que se gosta muito de homenagear desde buffet, passando por escoteiros e etc. O candidato fez pelo menos 1/3 de todos os requerimentos enviados com esta finalidade. Mas uma homenagem muito incoerente com os princípios cristãos foi realizada no dia 17/08/2010 e publicado no dia 19/08/2010 no diário legislativo.
                Foi realizado um requerimento para se realizar sessão solene para:

                A informação da lista de deputados que solicitou tal homenagem esta no site da Assembléia legislativa em: (clique em HOMENAGEAR A MAÇONARIA)

Tenho que questionar qual a motivação que levaria um pastor Evangélico a prestar honrarias a Maçonaria, que de cristã não possui nada. O curioso é perceber que ele é o único evangélico (que eu reconheça da lista de assinantes do pedido).

Homenagear escoteiros e buffet’s é uma coisa, homenagear associações de caráter filosófico e conotação anticristã é algo que não poderia ser feito nem de brincadeira. A maçonaria possui diversas características que a fazem ser anticristã como por exemplo:

A presença de juramentos, rituais secretos, ecumenismo. Uma vez que qualquer pessoa pode ser maçom desde que sigas as regras internas estabelecidas e escassamente conhecidas, exceto pelos relatos de ex-maçons e cujo misticismo e associações com símbolos pagãos é presente.

Não vou adentrar pelos perigos de tais condutas maçônicas haja visto o objetivo desta edição ser examinar a conduta política dos referidos candidatos.


Outro fato envolvendo o deputado Pr. Antônio Gênaro que no inicio do seu 6º mandato, contratou nada menos que 5 familiares para trabalhar em seu gabinete em cargos comissionados. Cargos comissionados (ou de confiança) são cargos de gabinete nos quais a contratação não precisa de concurso público.
Ele tinha em seu gabinete trabalhando:
2 filhos, 1 irmã, 1 sobrinha e 1 cunhado que ganham por mês entre R$ 875,45 e R$ 3.972,89.
Entenda-se que a constituição federal no seu artigo 37 impede a contratação de parentes para tais cargos.

Vários parlamentares também aderiram a esta pratica proibida e esperaram até o último momento para demitir os parentes enquanto não saiu o resultado no Supremo Tribunal Federal que só veio a confirmar aquilo que a lei já se referia. 

Os ministros do Supremo Tribunal Federal confirmaram em 20/08, por unanimidade, que o artigo 37 da Constituição, que trata dos princípios da moralidade, impessoalidade e eficiência, é suficiente para proibir o nepotismo, sem a necessidade de aprovação de lei específica para isso.
Assim, fica proibido o nepotismo nos três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – nos órgãos da administração direta e indireta federal, estadual e municipal. Com a aprovação do recurso extraordinário, os ministros estenderam os efeitos da Constituição Federal para proibir o nepotismo no Legislativo e Judiciário.
Em resumo, a lei proibia o nepotismo, mas o “jeitinho brasileiro” de se resolver às coisas imperou até que a justiça teve de lembrar aos parlamentares o significado de proibido contratar parentes baseados no artigo 37 da constituição federal.
Enfim parece que é algo recorrente que a justiça precise repreender aos deputados candidato por motivos fáceis de detectar e que poderia ser evitada a infração e assim não manchar o Evangelho e aqueles que crêem na Palavra de Deus e se empenham por pregá-la de modo incontaminado.

Depois quando algum servo de Deus abre a boca a protestar contra comportamentos escusos e reprováveis perante os homens e perante Deus é taxado pelos seus pares instruídos devidamente pelos pastores como:
“Rebelde”, “usado pelo inimigo”, “Absalão”, etc...
E não se demora a começar o festival de chavões bíblicos fora de contexto e de uso inseridos no meio de pregações, tais como:
“Não toqueis no ungido do Senhor”
“Estavam no meio de nós, mas não eram dos nossos”.
“Não julgueis para que não sejais julgados”

Agora todos os leitores poderão votar ou não votar sabendo do trabalho parlamentar e da história política dos candidatos.
Todos os links e sites citados neste jornal estarão disponíveis também para consulta em:

Atalaiadocastelo.blogspot.com

Permaneçam na Graça e nela frutifiquem

domingo, 26 de setembro de 2010 às 07:58

3 Comments to "JORNAL CASTELO FORTE 5º edição - FALANDO DE ÉTICA"

A paz irmão!Eu só gostaria de parabenizar ao irmão Nicodemos pelo blog! Peço a Deus que te de muita força e ousadia para continuar sempre expondo o que pensa, hoje após o culto de missões, recebi um jornal bem legal, eu li tudo e gostei, acho importante ter irmãos que expressam o que pensam sem medo, que Deus esteja sempre com você, te dando força, fé , coragem, ousadia, prosperidade, proteção e muita alegria na presença dele!

Nicodemos, voce fez um trabalho importante e corajoso! Sinceramente, tem que se ter muita coragem pra fazer essa exposição para o "curral eleitoral" desses candidatos! Só fique esperto, esses caras não são de brincar se realmente suas matérias começarema mexer com os bolsos deles!
orarei por ti meu irmão!

Reinaldo de Almeida

Paz,maravilhoso trabalho,edificante e importante para trazer informação, orientação,e provar que quando buscamos em Deus,tudo podemos porque todas as coisas são por Ele.

que o Eterno PAI abençoe sua vida,que frutifique mais e mais na graça do Senhor.
Graça e Paz!

Postar um comentário

Seja educado ao expôr suas idéias! Anonimato é sinal de medo e não é legal. És convidado a opinar e questionar. Base bíblica é sempre bem vinda, principalmente se desejar falar a respeito da bíblia.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É IMPORTANTE ESCLARECER QUE ESTE BLOG, EM PLENA VIGÊNCIA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, EXERCITA-SE DAS PRERROGATIVAS CONSTANTES DOS INCISOS IV E IX, DO ARTIGO 5º, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

RELEMBRANDO OS REFERIDOS TEXTOS CONSTITUCIONAIS, VERIFICA-SE:

“É LIVRE A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO, SENDO VEDADO O ANONIMATO" (INCISO IV) E "É LIVRE A EXPRESSÃO DA ATIVIDADE INTELECTUAL, ARTÍSTICA, CIENTÍFICA E DE COMUNICAÇÃO, INDEPENDENTEMENTE DE CENSURA OU LICENÇA" (INCISO IX).

ALÉM DISSO, CABE SALIENTAR QUE A PROTEÇÃO LEGAL DE NOSSO TRABALHO TAMBÉM SE CONSTATA NA ANÁLISE MAIS ACURADA DO INCISO VI, DO MESMO ARTIGO EM COMENTO, QUANDO SENTENCIA QUE "É INVIOLÁVEL A LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA E DE CRENÇA".

TENDO SIDO EXPLICITADA, FAZ-SE NECESSÁRIO, AINDA, ESCLARECER QUE AS MENÇÕES, AFERIÇÕES, OU ATÉ MESMO AS APARENTES CRÍTICAS QUE, PORVENTURA, SE FAÇAM A RESPEITO DE DOUTRINAS DAS MAIS DIVERSAS CRENÇAS, SITUAM-SE E ESTÃO ADSTRITAS TÃO SOMENTE AO CAMPO DA "ARGUMENTAÇÃO", OU SEJA, SÃO ABORDAGENS QUE SE LIMITAM PURAMENTE ÀS QUESTÕES TEOLÓGICAS E DOUTRINÁRIAS. ASSIM SENDO, NÃO HÁ QUE SE FALAR EM DIFAMAÇÃO, CRIME CONTRA A HONRA DE QUEM QUER QUE SEJA, RESSALTANDO-SE, INCLUSIVE, QUE TAIS DISCUSSÕES NÃO ESTÃO VOLTADAS PARA A PESSOA, MAS PARA IDÉIAS E DOUTRINAS.