O BRASÃO, O ATALAIA E CASTELO

O brasão é um conjunto de símbolos que indicam tradição, linhagem e qualidades de uma família, ou exército. Explicando algumas das simbologias utilizadas neste brasão temos: O "Ichthys" ou peixe estilizado (ichthys=em grego significa peixe e é um acrônimo de Iesus Christus Theo Yicus Soter, "jesus Cristo filho de Deus Salvador) era usado pelos cristãos perseguidos da igreja primitiva como sinal para identificarem-se e posteriormente usado no protestantismo.
O pergaminho representa o estudo e a sabedoria contida nos livros e sobretudo a contida na Palavra de Deus (Pv 8:18), nos lembra que o conhecimento é produzido a partir da dedicação e anseio por uma resposta a suas indagações.
O RHEMA, vem do grego e significa "palavra", porém esta palavra é diferente de "Logos", o Logos representa toda a palavra escrita de Deus que compõem as Sagradas Escrituras, ou seja:
Por mais que alguém possa estudar a bíblia, sem a revelação de Deus, ninguém pode compreender a vontade de Dele e nem O conhecer. O RHEMA é Deus falando ao nosso "íntimo" e sem Ele se revelar, não o podemos conhecer e nem entender.

A cruz era um instrumento usado em execuções romanas, mas para os cristãos assumiu importante significado de Vida Nova por meio da morte de Cristo em uma cruz. Vida esta selada pela ressurreição de Jesus.
O castelo com seus muros e torres representam o reino de Deus, no qual todo aquele que busca refúgio, abrigo e descanso para sua vida encontram a Paz, segurança e o próprio Deus em seu reino celestial eterno. A forma da coroa esta associada a recompensa para aqueles que viverem de modo digno segundo o chamado de Deus nesta vida, pois de fato conhecerão a Deus e com Ele viverão.

As torres do castelo junto aos muros são ocupadas pelo Atalaia, que é um sentinela ou vigia responsável por velar pela segurança, ele está em um local privilegiado e por isso pode ver o que outros não vêem. Mas a sua principal função é alertar e avisar os outros da aproximação do inimigo.

O pergaminho e o peixe possuem a cruz sobrepostas a eles ligando-os, sem Jesus é impossível viver plenamente o plano de Deus para a humanidade e para o seu povo, o qual é igreja invisível de todos os povos, línguas e nações.
O escudo nos convida à defesa dos valores e verdades eternas contra todo tipo de ataque, é fé que guarda os corações de todo o mal.

O nome "castelo forte" foi retirado de um hino composto por Martinho Lutero ´durante as perseguições contra a sua vida e a de outros que defendiam a verdade do Evangelho em detrimento da religiosidade e de interesses contrários a Palavra de Deus.

segunda-feira, 19 de abril de 2010 às 16:16

7 Comments to "O BRASÃO, O ATALAIA E CASTELO"

Olá Amigo.
Estou retribuindo a visita e sendo surpreendido por um belo blog.
Me tornei seu seguidor, e vou colocar seu blog na minha lista de favoritos publicado no Ecclesia.
Vale frisar que a música castelo forte é baseada no Salmo 46. Me referi a isto nesta postagem http://ecclesiareformanda.blogspot.com/2010/03/nao-temas-filho-salmos-461-2.html
Um abração, Nicodemos.
Deus o bendiga!
Alberto Oliveira

"ESTEJA A VONTADE PARA PENSAR, QUESTIONAR E OPINAR. TENS SUAS IDÉIAS E EU AS MINHAS. MAS O DIALOGO E A ARGUMENTAÇÃO NOS PERMITIRÃO APRENDER UNS COM OS OUTROS E SERMOS MELHORES."

PARABÉNS! A FRASE QUE ENCABEÇA O SEU BLOG É DE UMA HUMILDADE RARÍSSIMA HOJE EM DIA, ESPECIALMENTE EM NOSSO MEIO...

É BOM SABER QUE AINDA EXISTEM CRISTÃOS COM PENSAMENTOS NOBRES COMO EXPRESSADOS NO SEU PERFIL.

Me tornei um ávido leitor do seu blog nobre irmão.
Algumas postagens estão com algumas letras aparecendo pela metade, pode ser pelo tamanho que você aplicou a elas, bem, ao menos no meu pc estão aparecendo assim. Mas o irmão está de parabéns pela defesa à santa doutrina.

Em Cristo,
Walter Filho

Posted by PROF.MARCOS TULLIO DOS SANTOS AL. ( 22 de agosto de 2010 19:07 )

meus amados leitores infelismente voces nao conhecem verdadeiramente este tal de nicodemos.ele e´o demonio querendo levar almas pro inferno. se ele fosse um seguidor do mestre ele teria a mente e a alma mais evoluida que a boca.eu to achando que ele ta querendo um lugar mais alto na igreja onde frequenta e como ele nao consegue tenta separar as ovelhas, ao inves de ajuntar.ele e´pobre de espirito e nao bate bem da cabeça.quantas vezes eu ja o vi conversando sozinho e rindo do nada.este cara e´doido.to achando que ele quer montar uma seita pra ele.se voce olhar diretamente no olho dele voce percebe de cara que ele nao bate bem da cabeça.leiam tudo que ele escreve mas antes de tirar conclusoes procurem investigar tudo e o porque das coisa.voces vao perceber aquilo que eu ja percebi a muito tempo.que DEUS abeçoe todos voces e que voces tenham a sabedoria que falta no NICODEMOS.

Posted by PROF.MARCOS TULLIO DOS SANTOS AL. ( 22 de agosto de 2010 19:15 )

SE VOCE FOR VERDADEIRO DO JEITO QUE FALA VOCE TERA CORAGEM DE COLOCAR OS COMENTARIOS QUE SAO CONTRA OS SEUS INSINAMENTOS..SE VOCE NAO COLOCAR E´SINAL DE MEDO.VOCE É UM DERROTADO.QUE Deus abra o se coraçao e a sua mente e te Dê sabedoria para ^GANHAR ALMAS E NAO AFASTALAS DE Deus.

Paz seja contigo professor Marcos Túlio

Considerando o teor dos seus comentários percebo três coisas:

1º) Não leu nada do que escrevi, sobretudo comparando com as Sagradas Escrituras e nem faz idéia do contexto em que me encontro dentro da igreja local. Uma igreja que padece sob a liderança de homens que priorizam o ganho financeiro em detrimento do crescimento espiritual e edificação em Cristo da Igreja.

2º) Apesar de afirmar que "falo sozinho e fico rindo do nada", o que poderia dar alguma credibilidade a tuas agressões e fazer alguem menos esclarecido pensar que tu me conheces pessoalmente. Não sei se tu és algum advinho, pois ainda que eu "falasse sozinho" como tu afirmas, poderia muito bem estar a orar em voz baixa, ou simplesmente falando, do mesmo modo que rindo sozinho não é e nunca seria sinal de loucura, exceto na mente distorcida de alguém que mente e calunia como tu o fazes aqui.

3º) A tua argumentação não passa nem sequer perto da bíblia, que alíás, um "professor" como disse que és deveria no mínimo ter feito. Acrescento a isto o simples fato de nem ter se apercebido que recomendo o uso da Bíblia para as argumentações e opiniões. E quanto a fundar seita, igreja ou seja lá o que for, a resposta é que não pretendo fazer tal coisa. Ja temos igrejas demais que precisam de correção e retorno a um evangelho simples e sem acréscimos humanos. Vou gastar um bom tempo exortando a igreja na qual congrego a servir unicamente a Cristo e àqueles que servem a Ele, e outro tanto a admoestar ao arrependimento gente como tu e outros tipos pseudo-cristãos infiltrados na igreja sob o manto de santidade.

Por fim, ja que demonstras conhecer-me, poderias argumentar comigo pessoalmente, uma vez que congrego em local conhecido, não oculto. Insisto que para futuros comentarios teus sejas menos louco que eu e utilize-se da razão. rsrs

De uma loucura tenho que assumir. Sou louco por concordar com a mensagem da cruz. Por concordar com um evangelho onde seguir a Cristo é mais importante que seguir a doutrinas de homens

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. I Co 1:18

Que Deus te conceda ocasião para rever teus conceitos e se arrepender das calúnias.

Nicodemos

NICODEMOS , OTIMA RESPOSTA A ESSE (TAL QUE SE DIZ) PROFESSOR MARCO TULLIO!

VEJO REALMENTE QUE DEUS NAO REVELAR A SUA PALAVRA, MUITOS SÓ FICAM DE ESPECULAÇÃO E AINDA POR CIMA DESEJAM QUE DEUS NOS ABENÇOE.ESQUEÇEM QUE JÁ SOMOS ABENÇOADOS Ef 1:3 Gl 3:9 PELA FÉ SOMENTE.

QUEM AINDA NÃO TEVE A REVELAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO AINDA FICA NO ANTIGO TESTAMENTO DO "BENÇÃO E MALDIÇÃO", QUANDO O OBECEDER É BENÇÃO E O DESOBEDECER É MALDIÇÃO.

PARABENS PELA RESPOSTA SABIA , CARINHOSA DE UM VERDADEIRO FILHO DE DEUS

Postar um comentário

Seja educado ao expôr suas idéias! Anonimato é sinal de medo e não é legal. És convidado a opinar e questionar. Base bíblica é sempre bem vinda, principalmente se desejar falar a respeito da bíblia.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É IMPORTANTE ESCLARECER QUE ESTE BLOG, EM PLENA VIGÊNCIA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, EXERCITA-SE DAS PRERROGATIVAS CONSTANTES DOS INCISOS IV E IX, DO ARTIGO 5º, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

RELEMBRANDO OS REFERIDOS TEXTOS CONSTITUCIONAIS, VERIFICA-SE:

“É LIVRE A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO, SENDO VEDADO O ANONIMATO" (INCISO IV) E "É LIVRE A EXPRESSÃO DA ATIVIDADE INTELECTUAL, ARTÍSTICA, CIENTÍFICA E DE COMUNICAÇÃO, INDEPENDENTEMENTE DE CENSURA OU LICENÇA" (INCISO IX).

ALÉM DISSO, CABE SALIENTAR QUE A PROTEÇÃO LEGAL DE NOSSO TRABALHO TAMBÉM SE CONSTATA NA ANÁLISE MAIS ACURADA DO INCISO VI, DO MESMO ARTIGO EM COMENTO, QUANDO SENTENCIA QUE "É INVIOLÁVEL A LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA E DE CRENÇA".

TENDO SIDO EXPLICITADA, FAZ-SE NECESSÁRIO, AINDA, ESCLARECER QUE AS MENÇÕES, AFERIÇÕES, OU ATÉ MESMO AS APARENTES CRÍTICAS QUE, PORVENTURA, SE FAÇAM A RESPEITO DE DOUTRINAS DAS MAIS DIVERSAS CRENÇAS, SITUAM-SE E ESTÃO ADSTRITAS TÃO SOMENTE AO CAMPO DA "ARGUMENTAÇÃO", OU SEJA, SÃO ABORDAGENS QUE SE LIMITAM PURAMENTE ÀS QUESTÕES TEOLÓGICAS E DOUTRINÁRIAS. ASSIM SENDO, NÃO HÁ QUE SE FALAR EM DIFAMAÇÃO, CRIME CONTRA A HONRA DE QUEM QUER QUE SEJA, RESSALTANDO-SE, INCLUSIVE, QUE TAIS DISCUSSÕES NÃO ESTÃO VOLTADAS PARA A PESSOA, MAS PARA IDÉIAS E DOUTRINAS.