De todos os meios de comunicação e suas muitas vantagens podemos destacar que os jornais, revistas, livros e a internet são fontes de conhecimento e difusoras de muitas idéias. Fazer bom uso destes meios nos permite tornar o conhecimento acessível a um número muito maior de pessoas. Basta pensar que antes do desenvolvimento da imprensa, cada texto, poema ou tradição de um povo era transmitido oralmente. Ou então gravado em rochas, paredes de de templos ou construções, o que limitava o acesso a tais informações a quem estivesse nestes locais. Os manuscritos em papiros e pergaminhos criaram a possibilidade do conhecimento ser mais facilmente difundidos apesar der de produção lenta. imagine que cada livro era escrito a mão e cada cópia cópia levava semana, meses para ser concluída, o que os tornava caríssimos. Reproduzir a bíblia demandava enorme tempo e dedicação de escribas.
Quando Gutenberg desenvolveu a impressão em 1456 tornou possível que a bíblia fosse produzida em quantidades maiores e num tempo menor. Martinho Lutero, assim como outros, soube utilizar-se de tal avanço, organizou a publicação de bíblias para a língua alemã em 1534 (antes era apenas em latim, Lutero dedicou boa parte de sua vida na tradução), permitindo assim que as pessoas pudessem ter acesso às Sagradas Escrituras e a comentários bíblicos. De fato esta tarefa não foi simples, pois a intenção de Lutero em permitir que cada cristão pudesse ler a bíblia em sua língua e pudesse compreendê-la sem que a Igreja católica fosse a única capaz de saber decidir o que de fato era ou não preciso ser sabido pelos fiéis. Isto trouxe à tona dentre muitas questões a seguinte:
"O cristão fiel mediante o estudo pessoal das Escrituras e com o auxílio e revelação do Espírito Santo era capacitado a entender qual a vontade de Deus e como deve ser seu compromisso para com Ele."
De fato pensar e formar uma opinião não são tarefas simples, é muito mais fácil deixar que alguém diga o que se deve ou não fazer, o que se pode ou não pensar. Assim como o corpo sem exercício não é capaz de se mover plenamente, uma mente que não seja ensinada a pensar, refletir e escolher entre direita ou esquerda, ir ou vir, ou seja, o que for, não vai atingir a maturidade. Será sempre uma criança (sentido negativo) que precisa de alguém que faça por ela e para ela tudo, e que decida por ela.
Este espaço será aberto para que qualquer pessoa possa manifestar suas opiniões e propor discussões e reflexões, de modo a que cada leitor possa concordar ou discordar, exercendo sua liberdade civíl e religiosa, suas crenças e convicções.
1 Comment to "O INÍCIO DE TUDO ISTO"