A PROPAGANDA POLÍTICA DENTRO DA IGREJA

Em certa ocasião Jesus foi interrogado se era lícito pagar impostos a César e respondeu que “Daí, pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mt 22:21). Recebemos uma importante orientação sobre como um servo e Filho de Deus deve se comportar neste mundo: Respeitando as leis civis e as autoridades; bem como obedecer a Deus segundo as Escrituras Sagradas. Este testemunho de Jesus da necessidade de ser honesto e íntegro deixou até seus inimigos maravilhados e sem reação.

É triste ver nos dias de hoje que tal ensinamento se perdeu e principalmente da parte de Pastores e lideres religiosos (evangélicos, católicos e outros) que desrespeitam as leis civis e contaminam as reuniões espirituais com propagandas eleitorais.


Vejamos o que a lei diz:


O artigo 36 da lei 9.504/97, diz: “A propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição.”


Segundo a Lei 9.504/97 e de acordo com o artigo 13, § 2º da resolução 22.718/2008, do Tribunal Superior Eleitoral, fica proibida toda e qualquer propaganda eleitoral dentro de templo.



§ 2º “Bens de uso comum, para fins eleitorais, são os assim definidos pelo Código Civil e também aqueles a que a população em geral tem acesso, tais como cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos, ginásios, estádio, ainda que de propriedade privada”. (grifei).

A lei é bem objetiva e fácil de perceber o que é ilícito. E como as eleições estão se aproximando é preciso ficar atento e não permitir que os Púlpitos de pregação do Evangelho se transformem em palanques. E como muitos de nós já presenciamos tais crimes dentro das igrejas e tudo feito “em nome de Jesus”.


Tais testemunhos só servem para envergonhar e manchar as igrejas que assim deixam de ser Casa de oração para servir como casas de propaganda.


Esperamos que tais pastores-políticos ou políticos pastores não cometam tais crimes que se porventura forem denunciados em qualquer delegacia ou na Justiça Eleitoral poderão certamente ser multadas em grandes quantias.


O povo de Deus é Rebanho e Aprisco de Cristo e não um curral eleitoral no qual se comete crimes da época do Coronelismo e do voto de cabresto. Pastores devem conduzir o povo a Cristo e não até as urnas eletrônicas. Não permita que sua fé seja manipulada a fim de interesses particulares e que a palavra de Deus seja blasfemada (E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. I Pe 2:2).



É preciso dar um basta nesta politicagem. Igreja é lugar de pregação do Evangelho e de Louvar a Deus.

quinta-feira, 13 de maio de 2010 às 15:21

31 Comments to "A PROPAGANDA POLÍTICA DENTRO DA IGREJA"

Shalom!

Uma alegria conhecer seu blog. O Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti e toda a sua família.

Medite no Sl 36.8,9

Nele, Pr Marcello

Visite: http://davarelohim.blogspot.com/

e veja o texto: Paulo, um pregador extraordinário

P.s>>> Caso vc se identifique com o blog, torne um seguidor. Será uma honra!

Grato.

Paz e parabens pelo Blog.

Abraço bereino

Obrigado pela visita ao meu blog irmão Nicodemos!!

Paz do Senhor seja contigo!!

Visitei o seu blog e gostei bastante, principalmente da palavra "A Propaganda política dentro da igreja" e acho de fundamental importância nos nossos dias falar sobre tal assunto. Imagine vc que estou preparando um artigo justamente sobre “Sede de Justiça”!! O Espírito Santo tem me despertado pra trazer uma palavra semelhante a sua!! Que possamos caminhar e prosseguir em pregar as boas novas!!

Sempre que quiser dar uma passadinha pelo meu blog sinta-se a vontade tbm!! Me inclui como seguidor do seu blog para receber suas atualizações!! Se caso o irmão se identifique com o meu, tem liberdade e seguir tbm!!

Deus sê contigo!!
Forte abraço!!

Em Cristo Jesus

Stanley Roncalli

Parabéns pelo blog! Contém excelentes artigos.
Já o estou seguindo.
Agradeço também pela visita e comentários em meu blog.
Deus lhe abençoe cada dia mais!

adorei seu post e com certeza edifica sim...
vamos fazer uma campanha pela politica de Jesus votem Nele como salvador de sua vida.

Quem vai fiscalizar tudo isso? há Igrejas aqui no Piauí que somente candidatos selecionados e que "ajudarão" a igreja sobem nos púlpitos e o mesmo acesso é negado aos demais que pedem. Dá acesso ao púlpito para propaganda está correto? Vigiemos para não cometermos o ilícito.

Um texto formidável em um momento muito apropriado, Parabéns.

Publicarei em meu blog

Posted by Anônimo ( 19 de maio de 2010 às 20:35 )

Paz do Senhor irmão! Obrigada por ter visitado o meu blog. Gostei dos seus post e fui edificada. O post "A propaganda política dentro da igreja" chamou minha atenção porque estamos vivendo esse momento na igreja. Vejo uma curtíssima pregação e um longo momento dedicado a campanha. Um absurdo!

Olá

Valeu pela visita ao meu blog e palavras sábias.

E aqui eu já gostei do que tem no seu perfil sobre "religioso em desconstrução".

Por isso... Volto depois com calma! :)

Abs...

R.

Graça e paz!
Nicodemos

Parabéns pelo abençoado Blog!
Que através dele sejam gerados muitos frutos, para glória e louvor de Deus!

Sinceros agradecimentos pela visita e pelo comentário no meu blog!
Volte sempre! Será sempre muito bem vindo!
Um grande abraço!
Rodolfo.

Posted by Anônimo ( 20 de maio de 2010 às 09:15 )

Texto abençoado!
Continue assim edificando vidas através do seus textos.

Obrigado pela visita em meu blog, já me tornei seguidor do teu.. se puder segue o meu blog tbm.

A Paz Seja Contigo!
Elton Morais

Estamos juntos na missão de promover a reflexão e o diálogo saudáveis na blogosfera a cerca das coisas do Reino. Parabéns pelo blog. Gostei bastante.
Deus o abençoe.

Caro Nicodemos,

Pode-se ver de tudo, desde gente correta a transgressores profissionais.
O homem que se corrompe, sempre recebe mais do que vale. Quem se beneficia da confiança de outro par, da comunidade de locais de reuniões de qualquer crença, é chamado de estelionatário religioso. Que é aquele que por ato de obter, para si ou para outrem, vantagens (pode ser patrimonial ou moral) ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo em erro alguém mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento.
Se ver alguém com estes defeitos, certamente estará diante de uma espécie Homo Estelionapiens.
Abç,
Peter

Olá Irmão Nicodemos, Graça e paz da parte do Senhor Jesus...
Muito obrigado pela visita ao meu humilde blog, e pelo edificante comentário; espero que comente outras vezes, se gostar siga-me, eu já estou te seguindo, pois gostei muito do seu trabalho.
Só para contribuir com a linda e séria postagem, que traz como tema: "A propaganda política dentro da igreja" Quero eu fazer uso do mesmo pensamento do irmão, citando Mt-22:17,21-Dize-nos,pois: que te parece? É lícito pagar tributo a César ou não? Eu creio, que, ai está o fio da questão; será que estamos perguntando ao Mestre o que nos é devido fazer? Pois tenho certeza que se perguntarmos segundo as Escrituras e as interpretarmos corretamente, não com malícias, certamente obteríamos a mesma resposta do Mestre. (Então, lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus). E a conclusão obvia, seria: Os palanques são para César e seus súditos, ou candidatos; mas o Púlpito é somente para Deus e seus ministros.
Deus te abençoe em nome de Jesus.........

valeu pela sua visita no meu humilde blog varão, estou aqui pra conhecer seu espaço, muito bom blog.

Graça e paz, amado!

Gostei muito do blog! Gostei também do neologismo criado o "gospix"... Que possamos alcançar a liberdade da Zion celestial...

Oi!

Muito obrigada por passear em meus pensamentos, ou pelo menos no pouco que consigo expressar deles... rs...
Seja sempre bem vindo.
Realmente, a família tem um papel muito importante em minha vida, é meu sonho pessoal, um verdadeiro milagre.
Feliz daquele que tem ao alcance de seus olhos e seus braços, aquelas pessoas a quem ama... nem sempre é assim... (espero que seja momentâneo)... desculpe a jururujice... mas não me leve a mal, na verdade meu nome é Mariana e meu sobrenome tem sido ESPERANÇA. E meu coração é bom, além de tudo creio em Deus.

Gostei de ler seu perfil... tb estou em fase de "des-religiosidade"... sintomas: cansaço, exaustão, inconformidade, nojo, repulsa, affff... a lista é grande.

Um abraço e volte sempre... Deus continue te abençoando.

Obrigado por seu acesso e comentário, a politica tem permeado as Igrejas em seus pulpitos e também em suas cupulas ministeriais, estamos precisando uma Bíblicidade e não uma politicidade.
www.vivendoteologia.blogspot.com

Realmente o "mundo" está prestes a dar a largada para a corrida eleitoral de 2010. Vários púlpitos se preparam para receber uma série de candidatos a fim de vender seu peixe. Fiéis (fiéis?) já estão com sua lista de pedidos prontas para tentar arrancar pelo menos uma casquinha de seu provável representante político.
Um aspecto importante do ministério terreno de Jesus, foi que Ele cumpriu TODA a justiça, tanto do céu, como da terra, diretriz essa que grande parte da igreja (igreja?)hodierna não está seguindo.

Brilhante e urgente exposição de texto através desta postagem irmão Nicodemos. Continue defendendo a sã doutrina no mundo virtual como você tem feito.

Agradeço pela visita e o comentário no meu blog, seja sempre bem vindo e se voce se identificou com o conteúdo siga-o também.

Estou seguindo o atalaia do castelo. Que o Eterno te abençoe com as ricas bençãos do céu.

Em Cristo,
Walter Filho

blogdowaltim.blogspot.com

PASTOR POLITICO?
Saiu uma nota na Folha de Pernambuco:
Defecção - O deputado Manoel Ferreira (PR) vai ter um concorrente forte, na Assembléia de Deus, em outubro próximo. O pastor Ailton Alves, líder da convenção do Recife, vai lançar um candidato a estadual (pastor Adauto) e outro a federal (Francisco Eurico).
Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-geral/549437-fogo-cruzado-02022010?...

DEFECÇÃO: abandono de partido, crença ou opinião, falta, desaparecimento, perda, saída. Exclusão de pessoa de um grupo profissional. Ex:
A defecção de Fulano era há muito anunciada pela sua posição frontalmente contrária a alguns dirigentes do grupo e outros membros.

Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. ATOS 6.4
Deus chamou os pastores para pregar e pastorear as ovelhas e está exclusivamente para perseverar em oração e no ministério da palavra e não para ser político, a igreja exerce a mordomia cristã com dízimos e ofertas para que os mesmos não tenham serviço secular, na igreja neotestamentária não vemos JESUS e PAULO se envolvendo com a política de ROMA, o púlpito é para ser pregada a palavra de Deus e o pastor recebeu chamado do céu para o Reino de Deus exclusivo, muitos usam fraudulosamente e fora do contexto o termo DANIEL na Babilônia e JOSE no Egito os quais não faziam parte do sacerdócio e nem eram levitas, e sim foram chamados por Deus numa ocasião especifica o qual é diferente de hoje e diverge do governo de hoje, a igreja de Filadélfia não tinha força política e nem a força da televisão, mas possui a unção e poder do Espírito Santo.

A igreja do Senhor neotestamentária não precisa de políticos para defender a sua causa e nem tão menos de políticos que mudem alguma coisa, porque sabemos que é de mal a pior, e o que vemos é muito escândalo no meio da Igreja pastores políticos envolvidos com corrupção e que anteriormente começaram com a mesma visão que o ministério da convenção do Recife está equivocadamente planejando. Pastores políticos das Assembléias de Deus em todo o Brasil envolvidos na corrupção do mensalão. Pastores políticos que deixaram o púlpito (oração e ministério da palavra) para executarem coisas que não convém. Anteriormente vimos o Pastor Presidente refutar essas manifestações políticas dentro da igreja o qual o Gestor de Toritama Pastor Francisco Olimpio se envolveu com a política e foi excluso de suas atividades o qual foi para o ministério de Abreu e Lima, em 05 de dezembro de 2008 faleceu com um ataque fulminante no coração! Era um homem novo, desceu a cova, desobediente ao chamado do Senhor?

Venho carecidamente clamando para que o ministério desta igreja desista urgente desta plataforma política (um abismo chama outro abismo) e convoquem os ministros para orar e jejuar e acreditar na oração da fé em JESUS (Atos 4.29-31; 12.5) diante das dificuldades encontradas pela igreja, no propósito do Reino de Deus, restauração de almas e avivamento na igreja, combatendo contra o mundanismo, secularismo e o conformismo deste século o qual os ensinamentos de JEZABEL vêm se infiltrando e sendo tolerados nas igrejas como a TELEVISAO, POLITICA E O DIVÓRCIO estas três coisas destroem qualquer tipo de igreja. Haverá sofrimento e aflição por causa do mundo e dos seus costumes (II Timóteo 3.12).

Temos observado em uma grande obra de um fiel e piedoso pioneiro servo de Deus Orlando Boyer intitulado “Espada Cortante - Volume 2” comentário do Evangelho de JOAO capitulo 15 da videira e os ramos e/ou varas que geram bons frutos fala do segredo de vários crentes não terem a alegria da salvação é porque foram cortados pelo Agricultor, e os ramos que estão entres os espinhos (mundanismo, política) ele cita a política. Pastor Político prevarica contra a doutrina do Senhor e não geram bons frutos no apascentamento das ovelhas, oração e no ministério da palavra.
“O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons.” (ISAIAS 58.1)

Chorai ovelha, lamentai, uivai todo o meu povo e pranteai no pó e na cinza! (JOEL 1.13)

Posted by Anônimo ( 21 de maio de 2010 às 08:48 )

Obrigado por visita o picaretólogos, vou seguir o seu blog, e pelo que vi, tem muita coisa boa e edificante. abraço e que Deus te ilumine sempre.

Prezado irmão Nicodemos.
Grato pela gentil visita ao meu blog.
Vamos juntos purificar a "blogsfera", espalhando o perfume de Cristo, que sempre será agradável para uns e cheiro de morte para outros.
O Senhor Jesus te fortaleça.

Abraços.

Olá amado!

É uma alegria imensa poder conhecer mais um irmão como você e principalmente por ver explícito em seu blog, seu comprometimento com Deus e Sua Palavra. Que este continue sendo uma benção e um instrumento de Deus para o despertar e alcance dessa geração. Sendo este o propósito, já estou seguindo!
Desde já agradeço sua participação e incentivo no INSIGHT, Deus te abençõe!

Olá querido irmão em Crito.
Grata pela edificante visita ao Louvor a Deus.
Ficaria muito orgulhosa em tê-lo como nosso seguidor.
Gostei muito de seu blog e o estou seguindo.
Paz e graça com o Senhor abundantmente.
Beijos no coração.
Eliane

Olá Nicodemos, a paz, estou aqui retribuindo sua visita, seu comentário. Adorei o seu perfil: uma pessoa comum, que toma atitudes incomuns. Também sou assim... creio que sofremos por ser assim. Quanto ao seu texto, também concordo. Nesses momentos os políticos invaem nossas igrejas, quando não são os próprios pastores se promovendo... fico triste com essa tal busca dos interesses pessoais. Apenas interesses... a bancada evangélica, infelizmente, é a que mais me decepciona na política.
É isso, espero que os pastores façam a polçítica de Deus: pregando o evangelho, cuidando das almas feridas, fazendo missões... tem tanta gente no campo precisando de ajuda. Isso é o evangelho. É nisso que acredito.
Um abraço. Deus te abençoe e volte sempre

Ola A Paz do Senhor.
Passando para retribuir a sua visita ao meu blog.
Sempre que puder estarei por aqui e comentando, é claro...

Olá Nicodemos, beleza? Você passou lá pelos "caminhos da teologia" e também em alguns blogs de amigos meus. Espero que não esteja apenas divulgando o teu blog, e creio mesmo que não, pois você fez comentários muito interessantes.

Espero então, de fato, trocarmos ideias e textos que poderão nos ajudar a crescer e a ampliar os nossos horizontes.

Estou te seguindo e em breve voltarei para ler teus textos e comentá-los, ok?

deixa eu te passar o link do meu blog "principal" rsss

saladopensamento.blogspot.com
cpfg.blogspot.com

Sua participação por lá nos será muito preciosa.

um abraço.

Paz do Senhor irmão.TAMBÉM ACHO QUE IGREJA É LUGAR DE PREGRA O EVANGELHO E NÃO DE COMÍCIOS,ACHEI MUITO BOM O POST SOBRE AS DIFERENÇAS OU MELHOR SEMELHANÇAS ENTRE EVANGÉLICOS E CATÓLICOS.
SE QUISER VISITAR OMEU BLOG ESTE É O ENDEREÇO.
www.serafinsdefogo.blogspot.com
FIQUE NA PAZ DO SENHOR. JA SOU UM SEGUIDOR DO TEU BLOG.

PARABÉNS PELO BLOG.
QUE DEUS ABENÇOEEEEE SUA VIDA!!

=)

Prezado NICODEMOS

Desta vez, concordo plenamente com o seu texto.
É uma verdadeira vergonha e lamentável situação o qual chega à manipulação que é feita em nome de deus.

Abraços

Caro Nicodemos,

É de fato uma vergonha o que se tem feito em nossos púlpitos durante a época de eleições. Espero que Deus acorde esta turma, e que voltem à simplicidade do Evangelho.

Parabéns pelo trabalho apresentado aqui no blog. Já estou seguindo. Aproveito para convidar-lhe a conhecer o meu blog, e se desejar também segui-lo, será um prazer.
Seus comentários também serão sempre bem-vindos lá.

www.hermesfernandes.blogspot.com

Conto com você!

Postar um comentário

Seja educado ao expôr suas idéias! Anonimato é sinal de medo e não é legal. És convidado a opinar e questionar. Base bíblica é sempre bem vinda, principalmente se desejar falar a respeito da bíblia.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É IMPORTANTE ESCLARECER QUE ESTE BLOG, EM PLENA VIGÊNCIA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, EXERCITA-SE DAS PRERROGATIVAS CONSTANTES DOS INCISOS IV E IX, DO ARTIGO 5º, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

RELEMBRANDO OS REFERIDOS TEXTOS CONSTITUCIONAIS, VERIFICA-SE:

“É LIVRE A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO, SENDO VEDADO O ANONIMATO" (INCISO IV) E "É LIVRE A EXPRESSÃO DA ATIVIDADE INTELECTUAL, ARTÍSTICA, CIENTÍFICA E DE COMUNICAÇÃO, INDEPENDENTEMENTE DE CENSURA OU LICENÇA" (INCISO IX).

ALÉM DISSO, CABE SALIENTAR QUE A PROTEÇÃO LEGAL DE NOSSO TRABALHO TAMBÉM SE CONSTATA NA ANÁLISE MAIS ACURADA DO INCISO VI, DO MESMO ARTIGO EM COMENTO, QUANDO SENTENCIA QUE "É INVIOLÁVEL A LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA E DE CRENÇA".

TENDO SIDO EXPLICITADA, FAZ-SE NECESSÁRIO, AINDA, ESCLARECER QUE AS MENÇÕES, AFERIÇÕES, OU ATÉ MESMO AS APARENTES CRÍTICAS QUE, PORVENTURA, SE FAÇAM A RESPEITO DE DOUTRINAS DAS MAIS DIVERSAS CRENÇAS, SITUAM-SE E ESTÃO ADSTRITAS TÃO SOMENTE AO CAMPO DA "ARGUMENTAÇÃO", OU SEJA, SÃO ABORDAGENS QUE SE LIMITAM PURAMENTE ÀS QUESTÕES TEOLÓGICAS E DOUTRINÁRIAS. ASSIM SENDO, NÃO HÁ QUE SE FALAR EM DIFAMAÇÃO, CRIME CONTRA A HONRA DE QUEM QUER QUE SEJA, RESSALTANDO-SE, INCLUSIVE, QUE TAIS DISCUSSÕES NÃO ESTÃO VOLTADAS PARA A PESSOA, MAS PARA IDÉIAS E DOUTRINAS.