O CRISTÃO E O MEIO AMBIENTE


 
Freqüentemente se prega acerca do que Jesus falou: “...na Casa do meu pai há muitas moradas...” (Jo 14:23a), o que é bom e lícito. Mas antes de se ir para tais moradas celestiais temos de viver nesta morada chamada planeta Terra. Seria o meio ambiente algo que deveríamos nos preocupar? Efeito estufa, poluição, reciclagem, parece coisas estranhas a fé, mas que na verdade deveriam sim ocupar nossas atenções.


 
Em Gênesis 1 esta escrito que a Terra e o jardim do Éden foram feito e lá o homem foi posto para dele cuidar, bem como todos os animais aquáticos e terrestres, arvores frutíferas. Deus disse ao homem “dominai”. Então a partir disso entendemos que a humanidade recebeu liberdade para usufruir de todas as riquezas minerais, animais e vegetais, bem como os rios e mares. Muitas descobertas e avanços tecnológicos incontáveis surgiram e igualmente problemas como a destruição de floresta, extinção de espécies, poluição de rios, esgotamento dos peixes pela pesca excessiva. 40 % de todo o alimento produzido no Brasil é desperdiçado. 12% da floresta amazônica já foi desmatada para extração de madeira, formação de pasto para boi, plantação de soja ou virou deserto. Segundo a UNICEF, metade do mundo não dispõe de água potável. O aquecimento global e suas conseqüências que vão refletir na oferta de alimentos e em efeitos climáticos intensificados como chuvas e secas que causam destruições todos os anos nas cidades e centros urbanos.

Se examinarmos esta questão e considerarmos os bilhões de pessoas que correm risco de vida por causa da fome e das secas, pestes e doenças. E que milhares morrem todos os anos por guerras por água no continente africano podemos então perguntar-nos, qual é a nossa responsabilidade nisso?

Certamente não é Satanás e não são os demônios que dirigem carros que poluem, jogam lixo nos córregos e rios, consomem e produzem lixo que causam impactos ambientais nos lixões, rios e mares. Somos todos nós, cristãos e não cristãos que movimentam um capitalismo cada vez mais focado no aumento do consumo de bens industrializados cedendo à maciça propaganda que associa felicidade a aquisição de bens materiais. Somos nós que adquirimos produtos importados de países da Ásia e África a baixos custos para nós, mas com grande prejuízo a natureza e a qualidade de vida dos trabalhadores destas indústrias.

Lembrando de certa ocasião em que Paulo disse que “Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.”Rm 14:15. É evidente que este versículo se refere a questão de comidas sacrificadas a ídolos e em como isto pode atrapalhar a fé de alguns. Mas podemos no questionar tendo como princípio o amor ao próximo e que nosso modo de consumo tem destruído o meio ambiente e prejudicado a muitas pessoas. Será que posso considerar uma atitude cristã viver de modo desregrado, poluindo e destruindo este mundo na expectativa de uma morada eterna+ e aqueles que vão sofrer todos os danos, fome, sede, doenças; provalmente os nossos netos viverão em um mundo muito diferente onde água, comida, arvores, aves, rios não existam em abundancia e provavelmente serão propriedades particulares de ricos que terão seu “jardim do Éden” particular, enquanto a grande maioria das pessoas de países pobres padeceram de todos os males e necessidades.

Pregar o Evangelho é essencial e dever de todo o cristão. Não matarás é o que está Escrito. Mas porventura matar de fome e sede, ainda que indiretamente não poderá ser considerado pecaminoso contra nosso próximo, imoral e egoísmo? Olhar para o alto e sonhar com uma cidade de ouro enquanto caminhamos cada vez mais para um colapso nos centros urbanos é irracional.

Busquemos sim tudo o que é eterno e celestial, mas que não sejamos ignorantes acerca de nosso dever de dominar este mundo e usufruir de tudo com cuidado de modo a repartir com as gerações futuras as belezas e recursos. Não sendo omissos para com as vidas que se perdem enquanto usufruímos de luxos e confortos. Enquanto a poluição, o lixo, a fome, a seca e as doenças conseqüentes deste viver consumista e materialista recaem sobre aqueles que não partilham de carros, tênis, computadores ou fast-food.

Como disse Jesus: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mt 19:19). Nenhum de nós gostaria de morrer de sede ou fome, nem por doenças e catástrofes ambientais. Não sejamos como o Mestre da Lei que perguntou a Jesus. “Quem é o meu próximo?” (Lc 10:29). Não podemos ignorar que se cuidarmos do meio ambiente muito serão preservados do mal e dizer que não temos como saber quem será ajudado se o meio ambiente for preservado seria uma mentira. E por fim 1 Co 10:31 “Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.”

Que possamos ser cristãos também na administração desta Terra como bons mordomos que darão contas a seu Senhor de tudo o que fizermos.

quinta-feira, 13 de maio de 2010 às 15:12

1 Comment to "O CRISTÃO E O MEIO AMBIENTE"

Muito obrigado bençao,eu mudei somente de loyout,ao inves do templaste,apesar que sao diferentes.Pesquisei em muitos sites,depois vou olhar melhor.
Mas obrigado mesmo assim.Que a graça de Deus,recai sobre voce e todo seu lar.
Um forte abraçp,
Fica na Paz!

Postar um comentário

Seja educado ao expôr suas idéias! Anonimato é sinal de medo e não é legal. És convidado a opinar e questionar. Base bíblica é sempre bem vinda, principalmente se desejar falar a respeito da bíblia.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É IMPORTANTE ESCLARECER QUE ESTE BLOG, EM PLENA VIGÊNCIA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, EXERCITA-SE DAS PRERROGATIVAS CONSTANTES DOS INCISOS IV E IX, DO ARTIGO 5º, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

RELEMBRANDO OS REFERIDOS TEXTOS CONSTITUCIONAIS, VERIFICA-SE:

“É LIVRE A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO, SENDO VEDADO O ANONIMATO" (INCISO IV) E "É LIVRE A EXPRESSÃO DA ATIVIDADE INTELECTUAL, ARTÍSTICA, CIENTÍFICA E DE COMUNICAÇÃO, INDEPENDENTEMENTE DE CENSURA OU LICENÇA" (INCISO IX).

ALÉM DISSO, CABE SALIENTAR QUE A PROTEÇÃO LEGAL DE NOSSO TRABALHO TAMBÉM SE CONSTATA NA ANÁLISE MAIS ACURADA DO INCISO VI, DO MESMO ARTIGO EM COMENTO, QUANDO SENTENCIA QUE "É INVIOLÁVEL A LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA E DE CRENÇA".

TENDO SIDO EXPLICITADA, FAZ-SE NECESSÁRIO, AINDA, ESCLARECER QUE AS MENÇÕES, AFERIÇÕES, OU ATÉ MESMO AS APARENTES CRÍTICAS QUE, PORVENTURA, SE FAÇAM A RESPEITO DE DOUTRINAS DAS MAIS DIVERSAS CRENÇAS, SITUAM-SE E ESTÃO ADSTRITAS TÃO SOMENTE AO CAMPO DA "ARGUMENTAÇÃO", OU SEJA, SÃO ABORDAGENS QUE SE LIMITAM PURAMENTE ÀS QUESTÕES TEOLÓGICAS E DOUTRINÁRIAS. ASSIM SENDO, NÃO HÁ QUE SE FALAR EM DIFAMAÇÃO, CRIME CONTRA A HONRA DE QUEM QUER QUE SEJA, RESSALTANDO-SE, INCLUSIVE, QUE TAIS DISCUSSÕES NÃO ESTÃO VOLTADAS PARA A PESSOA, MAS PARA IDÉIAS E DOUTRINAS.