OS SINAIS DOS TEMPOS E OS OLHOS DOS CRISTÃOS

Escola Bíblica Quadrangular – Classe Jovens – 20/02/2011
Disciplina: Educação Cristã / Livro: Atos dos Apóstolos
Lição 1 - PARTE 1
Tema: Os sinais do tempo e os olhos do cristão
Texto referência: At 1:9-11; Mt 16:1-3; Mt 24:3-14.

Um pouco do livro de Atos...

            O livro de Atos relata a história de uma parte do trabalho de alguns dos apóstolos durante mais de 30 anos depois da ressurreição de Jesus Cristo. Neste livro, aprendemos como o evangelho foi espalhado no mundo. Homens e mulheres que foram convencidos do fato que Jesus morreu e ressuscitou para nos salvar do pecado foram para toda parte do mundo para divulgar estas boas notícias. Estudando este livro podemos entender muito sobre como o homem recebe a salvação, e como os salvos adoram a Deus e edificam um ao outro em comunidades locais conhecidas como igrejas. Aqui, pelas palavras e pelos exemplos dos cristãos primitivos, aprendemos como agradar ao Senhor hoje em dia. Apesar de quase 2.000 anos de modificações e tradições inventadas pelo homem, nós podemos voltar ao plano original que Deus revelou aos discípulos do primeiro século. Podemos ser simplesmente cristãos! (Dennis Alan)

O que são sinais?

            Sinais são marcas, símbolos, indícios, acontecimentos, aquilo que serve de advertência ou que possibilitar conhecer, reconhecer ou prever alguma coisa. O ser humano desde do início de sua história se utiliza da capacidade de criar sinais para transmitir informações (como placas de trânsito) e também perceber as condições do tempo (como nuvens indicando chuva, estações da lua) para plantio e colheitas.
            Em se tratando da Bíblia os sinais que podem nos revelar cumprimentos ou a aproximação do tempo de profecias divinas dentre as quais uma das mais importantes, A volta de Cristo.  Também é comum buscar-se sinais de que Deus seja favorável ou não a algum projeto pessoal ou decisão que precise ser tomada. Outra atitude comum é associar tragédias, doenças, pobreza como “sinal” de castigo divino, pecado, tais associações foram muito difundidas pela corrente teológica do triunfalismo e teologia da prosperidade (seus pregadores afirmam que uma vez que se é salvo e filho de Deus então o sucesso, o acumulo de riquezas, e ausência de doenças e infortúnios é sinal da benção divina).
            O modo como olhamos o mundo ao nosso redor pode nos permitir que nos preparemos para o futuro, mas concepções distorcidas podem causar julgamentos errados, acusações, preconceitos e rótulos sobre povos inteiros.
            Terremotos como os que ocorreram no Haiti (2010) são apontados por alguns pregadores e teólogos como castigo divino devido a praticas pagãs como o Vodu (de origem africana e difundida pelos escravos trazidos para as Américas). Mas desconsideram que o terremoto que derrubou e matou cerca de 230 mil pessoas derrubaram igrejas cristãs e mataram cristãos.
            O Tsunami que em 2004 matou na Ásia e Indonésia mais de 220 mil pessoas, regiões de predominância de religiões como islamismo, budismo e hinduísmo, também teriam sido alvos da “ira de Deus”.  Tais pregadores de uma ira e juízo divino desconsideram que tais regiões se encontram em regiões repletas de vulcões, vulcões marinhos, atividades de placas tectônicas.
            Devemos por isso examinar as Escrituras e entender o que é sinal divino, cumprimento de profecias e distinguir de fanatismo religioso cristão advindo da propagação de ensinos que contradizem as sagradas escrituras.
           
Conclusão: Conhecer as Sagradas Escrituras (Mt 22:29; Jo 8:32) é o caminho mais seguro para se evitar interpretações errôneas que mais afastam as pessoas de Deus. Seja por serem negligenciadas e não receberem a pregação do evangelho; Seja por tais interpretações serem causas de preconceitos e estigmatizar grupos de pessoas ou povos inteiros. Além de tornar o “caminho apertado” cheio de pedras de tropeço e a “porta estreita” (Mt 7:14) fechada com cadeados humanos que causam escândalo aos pequeninos (Mt 18:8) e ao invés de gerar discípulos (Mt 28:20), produzem prosélitos (convertidos) de religiões e não os conduz a Deus (Mt 23:15).

sábado, 26 de fevereiro de 2011 às 12:32

0 Comments to "OS SINAIS DOS TEMPOS E OS OLHOS DOS CRISTÃOS"

Postar um comentário

Seja educado ao expôr suas idéias! Anonimato é sinal de medo e não é legal. És convidado a opinar e questionar. Base bíblica é sempre bem vinda, principalmente se desejar falar a respeito da bíblia.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

É IMPORTANTE ESCLARECER QUE ESTE BLOG, EM PLENA VIGÊNCIA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, EXERCITA-SE DAS PRERROGATIVAS CONSTANTES DOS INCISOS IV E IX, DO ARTIGO 5º, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL.

RELEMBRANDO OS REFERIDOS TEXTOS CONSTITUCIONAIS, VERIFICA-SE:

“É LIVRE A MANIFESTAÇÃO DO PENSAMENTO, SENDO VEDADO O ANONIMATO" (INCISO IV) E "É LIVRE A EXPRESSÃO DA ATIVIDADE INTELECTUAL, ARTÍSTICA, CIENTÍFICA E DE COMUNICAÇÃO, INDEPENDENTEMENTE DE CENSURA OU LICENÇA" (INCISO IX).

ALÉM DISSO, CABE SALIENTAR QUE A PROTEÇÃO LEGAL DE NOSSO TRABALHO TAMBÉM SE CONSTATA NA ANÁLISE MAIS ACURADA DO INCISO VI, DO MESMO ARTIGO EM COMENTO, QUANDO SENTENCIA QUE "É INVIOLÁVEL A LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA E DE CRENÇA".

TENDO SIDO EXPLICITADA, FAZ-SE NECESSÁRIO, AINDA, ESCLARECER QUE AS MENÇÕES, AFERIÇÕES, OU ATÉ MESMO AS APARENTES CRÍTICAS QUE, PORVENTURA, SE FAÇAM A RESPEITO DE DOUTRINAS DAS MAIS DIVERSAS CRENÇAS, SITUAM-SE E ESTÃO ADSTRITAS TÃO SOMENTE AO CAMPO DA "ARGUMENTAÇÃO", OU SEJA, SÃO ABORDAGENS QUE SE LIMITAM PURAMENTE ÀS QUESTÕES TEOLÓGICAS E DOUTRINÁRIAS. ASSIM SENDO, NÃO HÁ QUE SE FALAR EM DIFAMAÇÃO, CRIME CONTRA A HONRA DE QUEM QUER QUE SEJA, RESSALTANDO-SE, INCLUSIVE, QUE TAIS DISCUSSÕES NÃO ESTÃO VOLTADAS PARA A PESSOA, MAS PARA IDÉIAS E DOUTRINAS.